top of page
site ufpr (6).png
logo.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Foto: Frederico Falcão Salles

  • sbe424

Curso de Sistemática de Abelhas recebe inscrições até 31 de março 



Taxonomia, biologia e evolução de abelhas neotropicais são o tema do curso, que tem 20 vagas em aberto (Foto: Frederico Salles)

Estão abertas até o próximo dia 31 de março as inscrições para a quarta edição do Curso de Sistemática e Identificação de Abelhas Neotropicais, que acontece na Universidade de Brasília, entre os dias 15 e 20 de julho. O curso é voltado para estudantes ou profissionais interessados na taxonomia, biologia e evolução de abelhas neotropicais.


Pela primeira vez, o curso será ofertado na região do Cerrado e, portanto, estará focado na fauna de abelhas deste bioma, apesar de continuar cobrindo todos grupos de abelhas da Região Neotropical. O curso será composto por módulos teórico-práticos, além de um dia de coleta de abelhas em campo e um ciclo de palestras distribuídos ao longo dos seis dias de curso, totalizando 60 horas de atividades. 


Os instrutores do curso serão os professores Antonio Aguiar (Universidade de Brasília), Aline Martins (University of Michigan, Ann Arbor, EUA), Daniele Parizotto (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Eduardo Almeida (Universidade de São Paulo), Gabriel Melo (Universidade Federal do Paraná), Luisa Carvalheiro (Universidade Federal de Goiás)

e Kelli Ramos (Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo). 


O curso será ministrado em português e é limitado a 20 participantes. As pré-inscrições deverão ser feitas via formulário eletrônico. O interessado deverá inserir uma carta de intenções explicando as razões para a sua candidatura ao curso, e indicar um nome e contato de uma pessoa de referência para carta de recomendação, que será pedida posteriormente. Haverá uma taxa de R$203 para participação (não é necessário realizar pagamento no momento da inscrição).


O ciclo de palestras tem um número maior de vagas, e ocorrerá ao final de cada dia de curso. O objetivo destas palestras, oferecidas pelos próprios instrutores, é oferecer informações relevantes que vão além da teoria e prática da identificação e sistemática de abelhas, aprofundando o conhecimento dos alunos acerca de evolução, ecologia e conservação de abelhas nativas. A inscrição para o ciclo de palestras é gratuita e poderá ser feita a partir de abril.


As primeiras edições do curso foram realizadas em Curitiba (2009 e 2011) e em Recife (2019). Este ano, os módulos teórico-práticos serão ministrados no laboratório de aulas práticas do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília. O ciclo de palestras ocorrerá no Anfiteatro 01 do Instituto de Biociências da Universidade de Brasília. A atividade de campo ocorrerá em uma área natural de Cerrado, no Distrito Federal, a ser definida.



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page