Pela primeira vez na história, as diretorias da Sociedade Brasileira de Entomologia (SBE) e da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) estiveram reunidas em um evento oficial e aberto ao público. O encontro dos professores Rodrigo Feitosa e Angelo Pallini aconteceu na última segunda-feira, 18 de setembro, em Viçosa (MG), como parte da programação do VII Simpósio Internacional de Entomologia, promovido pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV. O “Encontro SBE e SEB – discutindo a adesão de entomologistas nessas sociedades” teve mediação do professor Frederico Salles, editor da Revista Brasileira de Entomologia e orientador do PPG de Viçosa, e contou também com a participação do doutorando Douglas Ferreira, coordenador da SEB Jovem.
Com atuações distintas desde a década de 1970, quando a SEB foi criada, as duas instituições iniciaram, nos últimos anos, a construção de um caminho diferente, de integração entre os grupos. "Foi uma manhã muito bonita. A gente contou com um auditório bastante cheio, e portanto não faltaram testemunhas para esse momento histórico da entomologia do Brasil", avalia Rodrigo. Ambos os professores apresentaram parte da história das instituições, e celebraram o novo momento, com destaque para os planos de ações conjuntas, como a organização do Congresso Brasileiro de Entomologia, em setembro de 2024.
O encontro também debateu a importância da adesão dos novos entomologistas às sociedades representativas como forma de aumentar o poder de ação delas em causas importantes para a entomologia do país. "Falamos por exemplo dos planos para levar mais eventos pro Norte do Brasil, que é uma área que carece muito disso, mas destacamos que isso só será possível se a gente tiver representação nesta região. Mais uma vez, chamamos o pessoal para se associar às duas sociedades."
Para Rodrigo, o encontro selou o novo momento das duas entidades, ainda mais voltadas à diversidade e à inclusão. "Foi uma manhã brilhante, e não tem mais volta: com tantas testemunhas, teremos a partir de agora duas sociedades unidas e cada vez mais fortes em prol da entomologia do Brasil."
Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves
Comments