Depois de convidar a comunidade científica para colaborar na avaliação da conservação das borboletas brasileiras, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) volta seu olhar agora para as formigas. Por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Biodiversidade e Restauração Ecológica (CBC), a entidade abriu consulta ampla para avaliar o estado de conservação de centenas de espécies de formigas encontradas no Brasil. Toda a sociedade civil e a comunidade científica estão convidadas a enviar suas contribuições até o próximo dia 08 de setembro.
As contribuições com registros, fotos e dados biológicos das espécies devem ser enviadas por meio deste link.
As contribuições serão armazenadas no banco de dados do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE) e posteriormente serão verificadas pela equipe do ICMBio e por especialistas da comunidade científica para inclusão nas fichas das espécies.
Após as contribuições, especialistas do grupo realizarão a Oficina de Avaliação do Risco de Extinção dessas espécies, utilizando o método da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). O resultado da avaliação subsidiará o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Commentaires