Um artigo que acaba de ser publicado pela Revista Zoologia, da Sociedade Brasileira de Zoologia, apresenta de forma oficial o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB), trabalho que já reúne registros referentes a mais de 133 mil espécies brasileiras, sendo mais de 90 mil espécies de insetos.
O texto "Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil: Setting the baseline knowledge on the animal diversity in Brazil" apresenta também o enorme grupo de autores do projeto, que conta com mais de 800 especialistas - destes, cerca de 500 são entomologistas.
O Catálogo começou a ser criado em abril de 2015 com a missão de deixar as estimativas de lado e listar, pela primeira vez e de forma concreta, as espécies que formam a fauna brasileira. A lista está disponível online e passa por atualização constante, conforme as espécies vão sendo descritas ou as classificações vão sendo alteradas. Até 1º de janeiro de 2024, o CTFB havia compilado 133.691 espécies nominais, sendo que 125.138 foram consideradas válidas.
Além de fornecer dados concretos e organizados de forma inédita, o banco de dados da CTFB pode facilitar e direcionar os esforços para a descoberta de novas espécies no Brasil. A importância do CTFB também é evidenciada pelo elevado número de citações na literatura científica em diversas áreas da biologia, direito, antropologia, educação, ciência forense e veterinária, entre outras.
O artigo pode ser lido neste link. Para acessar o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil, clique aqui.
Comments